Menu Principal > Artigos



Enviado especial do Papa dará início ao seu ministério, em Medjugorje.
Postado em 21/07/2018, às 21:44:59
 
O arcebispo polonês Henryk Hoser, nomeado pelo Papa Francisco Visitador Apostólico, em caráter especial, para a Paróquia de Medjugorje, dará início, neste domingo (22/7/2018), ao seu ministério, com uma Missa Solene, que será celebrada às 19h.

A paróquia convida todos os fiéis e peregrinos a participarem da celebração.

Missão pastoral

Arcebispo emérito de Varsóvia-Praga, Dom Hoser foi nomeado pelo Santo Padre como visitador especial da Santa Sé para a Paróquia de Medjugorje, em 11 de fevreiro de 2017.

A Sala de Imprensa da Santa Sé referia em um comunicado, que "a missão tem por objetivo adquirir conhecimentos mais aprofundados da situação pastoral daquela realidade e, sobretudo, das exigências dos fiéis que para lá se dirigem em peregrinação e, com base nisto, sugerir eventuais iniciativas pastorais para o futuro. Terá, portanto, um caráter exclusivamente pastoral. É previsto que Dom Hoser, que continuará a exercer seu ofício de arcebispo-bispo de Varsóvia-Praga, complete o seu mandato até o próximo verão".

Sinal de atenção do Papa

No mesmo dia, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke, sublinhava que "a missão do Enviado Especial é um sinal de atenção do Santo Padre para com os peregrinos. O objetivo não é inquisitório, mas estritamente pastoral. O Enviado não entrará na questão das aparições marianas, que são de competência da Conngregação para a Doutrina da Fé, e estará em contato com o bispo diocesano, os frades menores franciscanos - aos quais foi confiada a Paróquia de Medjugorje - e com os fiéis do local". Portanto, havia concluído, "é uma missão para os peregrinos, não é contra ninguém".

Acompanhamento estável da comunidade paroquial e dos peregrinos

Em 31 de maio do corrente, o Papa Francisco nomeou Dom Hoser Visitador Apostólico em caráter especial, por tempo indeterminado e 'ad nutum Sanctae Sedis'.

A Sala de Imprensa vaticana assim explicava o seu novo papel: "Trata-se de um encargo exclusivamente pastoral, em continuidade com a missão de Enviado Especial da Santa Sé para a Paróquia de Medjugorje, confiada a Dom Hoser em 11 de fevereiro de 2017 e por ele concluída nos meses passados. A missão de Visitador Apostólico tem a finalidade de assegurar um acompanhamento estável e contínuo da comunidade paroquial de Medjugorje e dos fiéis que para lá se dirigem em peregrinação, e cujas exigências requerem uma peculiar atenção".

Fonte: Vatican News: vaticannews.pt/

 
 

Artigo Visto: 149 - Impresso: 5 - Enviado: 0

ATENÇÃO! Todos os artigos disponíveis neste sítio são de livre cópia e difusão desde que sempre sejam citados a fonte www.medjugorjeurgente.com.br